terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Uma "vaquinha" solar

O leitor Alexandre Gonçalves fez-nos chegar um link para uma notícia que nos dá conta que a loucura solar também já chegou a França! Num país independente em termos energéticos, e com um preço de energia muito baixo, devido aos baixos custos da energia nuclear, os franceses resolveram começar a inventar com energia solar... A loucura tomou conta dos gauleses, com os agricultores franceses a construírem celeiros com o único objectivo de os cobrirem com painéis fotovoltaicos! Depois de serem aconselhados a livrarem-se das suas vaquinhas...

A brincadeira já está a custar à EDF (Electricite de France) mais de mil milhões de euros por ano, ainda assim bastante inferior ao défice espanhol. A brincadeira tomou esta dimensão porque a tarifa feed-in em França foi a mais elevada no contexto europeu, em 2009. Tal fez com que o valor da EDF tenha descido 20% no último ano, ao contrário da média de 3.7% do Índice "Stoxx 600 Utilities".

Em função destes excessos, os países europeus estão a dar conta deste disparate. A República Checa introduziu um imposto solar em Dezembro. Espanha limitou as horas durante as quais é possível produzir recorrendo-se a subsídios elevados. A França, em 10 de Dezembro, introduziu um congelamento de novos projectos, depois de dois cortes de tarifas em 2010. Ainda assim, para este ano o preço será de cerca de 546 euros por MWh, cerca de 10 vezes o valor de mercado, que é de 55 euros por MWh.

Em Portugal, obviamente ainda não se fez nada para controlar esta peste!