sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Gasóleo a 3.50 €/litro em 2020!

No final de 2010 havíamos alertado para a roubalheira que constituía a subida do gasóleo, por via da subida dos valores dos biocombustíveis. A subida foi de 2 cêntimos por litro. Hoje, vem-se a saber que o gasóleo vai subir outros 2 cêntimos por litro, já no início do mês de Fevereiro. Segundo o artigo completo do Diário Económico (não disponível online, tem que comprar o jornal para ver), tal resulta da publicação pelo Zorrinho da portaria n.º 41/2011.

O problema é que até 2020, a incorporação irá sendo cada vez maior, até se alcançar os 10% de biocombustíveis em 2020. Por isso esperem que os custos continuem a subir. Ainda, por cima, pode até acontecer que seja exponencial. É que o problema dos biocombustíveis está intimamente ligado ao problema que experimentamos do açúcar. A esta velocidade, o gasóleo vai atingir os 3.50 euros por litro, em 2020!

Considerando estes factos todos, e sabendo-se que até já o Al Gore disse que os biocombustíveis foram um erro, é altura de obrigar o desGoverno a suspender imediatamente esta medida! Enquanto isso não acontece, os amiguinhos da Petrobrás agradecem...