sábado, 8 de janeiro de 2011

Efeito Gore

O efeito Gore voltou a acontecer, desta vez na China. Al Gore participou esta quinta-feira passada numa conferência de desenvolvimento urbano, em Pequim. Ao mesmo tempo, uma onda de frio está a varrer uma série de províncias da China, levando entre outros aspectos à subida dos preços de alimentação, ao fecho de centenas de escolas, a cortes de água, etc.

É realmente uma chatice: das poucas vezes que Gore sai da sua toca, vai logo a Natureza fria atrás dele... E os Chineses, que têm uma história longa, sabem que o frio traz problemas! No nordeste, onde as temperaturas atingiram os - 42 40ºC, há um problema muito maior que o Aquecimento Global preconizado pelo profeta Gore. Ainda assim, no Festival da Neve e do Gelo, os recém-casados não congelaram os seus corações. Tudo porque as imagens que saem desse Festival são muito lindas, como aquela acima, e outras que podem ver neste link da BBC.

Actualização: O Jorge Oliveira fez-nos chegar oportunamente a referência de que o artigo da National Geographic tem a conversão de temperaturas erradas, sendo -40ºF igual a -40ºC, pelo que acima deveria ler-se -40ºC.