domingo, 30 de janeiro de 2011

Design de produtos fraudulentos

Já nos referimos anteriormente à temática das ecobolas, mas a profanação da ciência que lhe está associada, dá muitos motivos para voltar à carga. No Instituto Politécnico de Leiria, parece que há alunos que aderem mais facilmente à Religião Verde, que à ciência que se espera dos seus licenciados. O programa "Desafio Verde" da RTP parece ter desencadeado os ideiais de Susana Algarve Martins... A docente Adriana Sá, da disciplina de Projecto de Design Multimédia III, alinhou na avaliação da ECOBALL da empresa Ecozone.

As conclusões da Susana parecem ser positivas! A das verdadeiras utilizadoras das Ecobolas, essas nem por isso (realces da minha responsabilidade):

Nanda Unewael/ 47 anos/ Doméstica/ Loures.

Família de 6 pessoas, filhos adolescentes. Costuma lavar a roupa com detergente e amaciador mas ainda assim utiliza a Ecoball, porque sim. A Ecoball foi adquirida numa campanha de promoção na mesma, numa superfície comercial. Afirma que não confia apenas na Ecoball para lavar a roupa, pois faz cerca de três lavagens por semana, quase sempre com a máquina cheia.

Natália Martins/ 40 anos/ Auxiliar de Acção Educativa/ Évora.

Família de 4 pessoas, um dos filhos tem 9 anos. Usa detergente e amaciador, tem a Ecoball mas não a utiliza, pois já a experimentou e não ficou satisfeita. Refere ainda que por ter um filho pequeno, que este suja muita roupa, e com nódoas difíceis como a de tinta. Também no trabalho suja muita roupa pois trabalha com crianças e auxilia-as nas diversas actividades do Jardim de Infância. A Ecoball foi uma oferta.

Dulce Lopes/ 34 anos/ Educadora de Infância/ Leiria.

Família de 4 pessoas, crianças de 7 e 8 anos. Usa detergente e amaciador, e utiliza a Ecoball apenas em lavagens com pouca roupa, e pouco sujas. Refere que a Ecoball resulta nessas lavagens, pois a roupa apenas está transpirada do dia-a-dia, mas utiliza também um pouco de amaciador para deixar o aroma do costume. Comprou a Ecoball, através de um site (www.amazon.co.uk), pois já tinha ouvido falar da mesma num programa de televisão (num canal por cabo).