sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Péssimo jornalismo

A confrontação já a havia observado ontem no WattsUpWithThat. Não a tencionava mencionar aqui, porque evito repetir-me ao Anthony Watts, mas sobretudo porque era uma não notícia. Mas, o nosso alarmista Público, resolveu dar-lhe destaque...

O que a infeliz jornalista, Susana Almeida Ribeiro, não percebe é que a mensagem de Bill Sammon, da Fox News, é uma inspiração para qualquer jornalista que se preze! Porque a sua mensagem é um exemplo de imparcialidade, a que os jornalistas deviam estar obrigados. Mas, mesmo reconhecendo as naturais diferenças editoriais, claramente assumidas nos Estados Unidos, como não deixar de ficar sensibilizado pelo conselho de imparcialidade, expresso por exemplo, na seguinte frase:

Não é da nossa competência, como jornalistas, aferirmos estas noções como factos, especialmente enquanto este debate se intensifica.

A triste Susana equaciona depois o momento da mensagem, por se tratar do momento em que "os líderes de cerca de 200 países se encontraram em Copenhaga para tentarem chegar a um acordo sobre as alterações climáticas"... Não saberá ela que os jornalistas não se devem deixar condicionar por momentos de inconveniência? E que o Climategate havia revelado, apenas dias antes, finalmente a marosca da pseudo-ciência climática?

O que a Susana verdadeiramente revela é o péssimo jornalismo a que o alarmista Público nos habituou! Revela que já deve ter esquecido o que aprendeu na Faculdade há não muito tempo, o Código Deontológico dos Jornalistas, e toda a ética e normas associadas a esta nobre profissão. E como a Susana delira sobre estas mensagens, o que realmente a gente precisava era de um Wikileaks no Público... Enquanto não as temos, o melhor que me ocorre para este comportamento jornalístico, é a imagem acima!