sábado, 23 de janeiro de 2010

Tretas no ambio

Na ronda semanal por alguns blogs nacionais sobre o ambiente, é muito frequente visitar o Ambio. É um blog onde discordo pontualmente, mas que reconheço dar um contributo importante ao tema do Ambiente, em Portugal.

Por isso foi com surpresa que vi dois artigos muito interessantes. O mais recente, "QUERCUS e Insurgente: a mesma luta, a mesma falta de juízo" versa a temática já aqui abordada em "Ecologistas à rasca". Mas o mais interessante é o artigo "Uma área protegida para jornalistas incompetentes", que nem eu conseguiria superar na crítica inteligente ao mau jornalismo ecológico que se faz em Portugal. Do artigo, que realço deve ser lido na sua totalidade, extraio os seguintes extractos:

Os jornalistas são uma classe profissional curiosa. Para além de tratar os seus leitores regularmente como ignorantes (alguém começou a traduzir hectares em campos de futebol, medida tão curiosa como inortodoxa), e são particularmente fracotes em matemática.

São uns meros 52 milhões de hectares (ou campos de futebol, se quiserem, mas não vejo grande utilidade em tantos campos de futebol para os ursos). O jornalista enganou-se num factor de mil.

É óbvio o que interessa é que foi criada uma área de proteção para os ursos jogarem à bola à vontade.

Por fim, sinto-me lesado como cliente que sou do jornal. Paguei logo tenho direito a um serviço de qualidade. E quando um jornalista nem sequer se dá ao trabalho de pegar numa máquina calculadora e apurar o número de campos de futebol que tanto gosta, paguei demais para um mau serviço.