quinta-feira, 23 de abril de 2009

CO2: un mythe planétaire

O assunto "CO2: un mythe planétaire" diz respeito a um novo livro, de Christian Gerondeau, com prefácio de Valéry Giscard d'Estaing, com uma visão moderna da problemática do CO2 - dióxido de carbono. A linha de pensamento expressa é original, levando a uma série de questões fundamentais. A ideia que ele expressa, a de que não é possível baixar as concentrações de CO2 é totalmente correcta. Até a nossa GALP está ansiosa de começar a extrair petróleo no Brasil. E se houvesse ouro negro em Portugal, alguém de bom senso tentaria mantê-lo debaixo de terra?

Ele defende igualmente que as evoluções climáticas e dos níveis de concentração de CO2 são tudo, menos correlações significativas. Deduz que das quantidades muito significativas de dinheiro que estão a ser dirigidas para a salvação do Planeta, muitas são um desperdício. Um exemplo evidenciado diz respeito às eólicas em França, cuja electricidade até nem é precisa, desfigurando as paisagens e consumindo valiosos recursos públicos.

Lá, como um bocado por todo o lado, são cada vez mais as personagens públicas a despertar. Ainda bem, porque nunca é tarde!

www.amazon.fr/CO2-mythe-plan%C3%A9taire-Christian-Gerondeau/dp/2810002460/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1239881626&sr=8-1