terça-feira, 17 de junho de 2008

A culpa é do balde!

A forma como as temperaturas são recolhidas, para daí se derivar o aquecimento global, é uma história sem fim. Esta é uma variante, que ilustra as inúmeras tretas sobre o assunto.

Primeiro, comecemos pela Nature. A mesma Nature dos últimos dias. Publicou recentemente um artigo em que se explica porque é que as temperaturas cresceram durante a segunda guerra mundial, e sofreram uma forte descida no seu final. Para os autores do artigo está resolvido o mistério desse aquecimento global. E explicam que os americanos foram incumbidos de medir as temperaturas durante a segunda guerra mundial, porque os ingleses tinham mais que fazer. Os americanos mediam a temperatura na sala das máquinas. Os ingleses, que retomaram o procedimento no final da guerra, lançavam um balde ao mar, içavam o dito, e mediam a temperatura de seguida. Obviamente, o processo dos americanos sofria de aquecimento localizado...

A tristeza que se tira deste artigo é muito grande. O assunto não é assim tão misterioso. Foi abordado no blog do Steve McIntyre há um ano. E tem pelo menos dez anos nas revistas da especialidade. Como é que é aceite pela Nature como novidade é um grande mistério!

Mas o pior é mesmo a evolução das temperaturas. Quem pode acreditar no que os cientistas são capazes de fazer para que as medições batam certo com a teoria? E vice-versa? Obviamente, já não se sabe o que é a realidade e o que é a ficção!

www.nature.com/nature/journal/v453/n7195/abs/nature06982.html
http://environment.newscientist.com/article/dn14006-buckets-to-blame-for-wartime-temperature-blip.html?DCMP=ILC-hmts&nsref=news7_head_dn14006
www.climateaudit.org/?p=1276
www.oceanclimate.de/English/Pacific_SST_1997.pdf
www.oceanclimate.de/English/Atlantic_SST_1998.pdf